Pensando em abrir uma franquia? Maturidade é essencial!

A verdade é que para abrir uma Franquia, devemos pensar na importância da maturidade. Tempo de mercado e número de Unidades costumam ser fatores relevantes quando se pensa em uma Franquia estabelecida, segura e certeira para bons investimentos.

De antemão, vale ressaltar que o tempo costuma trabalhar em favor da maturidade, possibilitando que testes e experiências sejam realizados, aprimorando projetos, planilhas, custos, desempenho.

Uma boa quantidade de Unidades, experiência de mercado acima de 10 anos e Franqueados de longa data, são indicadores correspondentes a uma boa oportunidade de negócio.

Quem opta por investir em uma Franquia com muitas Unidades, recebe na bagagem todo o aprendizado adquirido pela empresa nesta Rede colaborativa. São Operações em diferentes mercados, portes de cidades e regiões do país, configurando um mix interessante, uma prova de bons resultados.

Grupo seleto

Dentre as mais de 2.800 Redes de Franquias registradas no Brasil, apenas 224 foram chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising da ABF em 2018. Deste montante, apenas 33% na categoria Master, que contempla marcas em atividade há mais de 10 anos e com mais de 60 unidades em Operação.

Sócio-fundador da Rede de Clínicas de Ortodontia, OrthoDontic, uma das marcas chanceladas na categoria, Fernando Massi destaca que antes de inserir um modelo de negócio no sistema de Franchising é preciso observá-lo atravessar um ciclo completo.

“Um know how que é passado para frente antes de completar um ou dois anos ainda não experimentou todas as fases de desenvolvimento de um negócio. Comercializá-lo nestas condições pode apresentar grandes riscos ao Franqueado”, enfatiza.

O SEBRAE aponta que a maior taxa de mortalidade entre as empresas brasileiras se concentra justamente entre os dois primeiros anos. As principais causas são as altas taxas e impostos aliados a falta de demanda do Cliente ou forte concorrência.

Portanto, é prudente analisar se a Franquia escolhida possui recursos para arcar com estas variáveis.

Por esses e outros motivos, ao pensarmos em abrir uma Franquia, temos que pensar na importância da maturidade.

Franquias odontológicas: conversão de consultório vale a pena?

Outros posts

Julho Laranja e a força de uma franquia odontológica estruturada

Saiba mais

Orthodontic é bicampeã no prêmio PEGN como melhor franquia de saúde e bem-estar

Saiba mais

Conversão de Bandeira: transforme sua clínica em uma franquia odontológica de sucesso

Saiba mais